quarta-feira, 11 de junho de 2008

O JOGO AMAZONAS

O Jogo Amazonas foi inventado em 1988 pelo argentino Walter Zamkauskas. Este jogo é uma variante do xadrez que usa as peças com o mesmo movimento que a dama do xadrez.
O Jogo Amazonas foi publicado pela primeira vez em espanhol, numa revista argentina em Dezembro 1992. Mas foi Michael Keller que ao traduzir o jogo para inglês e publica-lo na revista de xadrez NOST-Algia o grande responsável pela criação de um grupo de aficionados. A Internet espalhou o jogo mais eficientemente, e ele é hoje considerado por muitos seguidores como um dos melhores e mais profundos jogos abstractos.

O JOGO DO SEMÁFORO

O Jogo do Semáforo foi inventado por Alan Parr em 1998 (Universidade de Cambridge). O seu nome original é Traffic Lights e foi traduzido em português para Semáforo. O autor pretendeu inventar um jogo com quatro requisitos: fácil de explicar, rápido de jogar, com materiais e equipamentos simples e, obviamente não um jogo banal de jogar. Engana-se pois quem pensar este jogo é apenas uma versão ligeiramente mais complexa do conhecido jogo do galo. De facto, é um jogo que exige uma certa precisão de cálculo mesmo em tabuleiros pequenos. Sendo um jogo muito mais de cálculo do que estratégico, a identificação de casas totalmente interditas, temporariamente interditas e a colocação de hipóteses maximais facilita muito o dito cálculo.

O JOGO DO HEX

O Jogo do Hex foi inventado em plena Segunda Guerra Mundial, em 1942, pelo físico dinamarquês PIET HEIN. Nessa época, o jogo adquiriu grande popularidade na Dinamarca; eram vendidos impressos para se jogar Hex, com lápis (da mesma forma como se faz actualmente com o jogo “ batalha naval”). Alguns Jornais publicavam também problemas sobre Hex, como se publicam hoje problemas de xadrez.
Em 1948, o jogo foi novamente inventado, agora nos EUA, por JOHN FORBES NASH JR., sem que ele soubesse da invenção de Piet Hein. (Este matemático teve a sua vida recentemente romanceada e transformada no filme "Uma Mente brilhante”).
Com o passar do tempo, o jogo ganhou algumas variantes, como por exemplo as "casas" não são hexagonais, mas triangulares ou rectangulares.
Martin Gardner, no seu livro "Divertimentos Matemáticos", ao analisar o Hex, afirma que " as regras são muito simples e, no entanto, o Hex é um jogo de surpreendente subtileza matemática"...

Humor Matemático

Neto: Avô, não te importas de me ajudar a achar o m.m.c.?
Avô: Que horror! Ainda não o encontraram? Já no meu tempo de escola andavam à procura dele!